ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA

AS FASES DO CRESCIMENTO

pediatria-materia-endocrino

Será que o meu filho está crescendo direito? Está é uma dúvida constante dos pais. Para responder esta questão, é importante saber o que é um crescimento normal e que varia conforme cada fase da vida.

O crescimento é um processo contínuo que se inicia no período intra-útero e acaba no final da adolescência com o fechamento da cartilagem de crescimento.

Existem três fases do crescimento:

1- Fase do lactente: dura até o terceiro ano de vida. Ao nascer, a criança apresenta o comprimento relacionado ao aporte nutricional intra-uterino, não apresentando correlação com a altura dos pais. Até os dois anos de vida, a velocidade de crescimento da criança aumenta ou diminuiu para seguir a curva de crescimento mais condizente com suas características genéticas. Em média, a criança cresce 25cm no primeiro ano de vida, caindo para 15cm no segundo ano. Esta velocidade de crescimento desacelera progressivamente até atingir em torno de 4 a 6 cm por ano, quando se inicia a fase pré-puberal.

2- Fase pré-puberal: período entre o final do terceiro ano até o início da puberdade. Com velocidade de crescimento lento, mas constante, em torno de 5cm por ano. Nessa idade, os efeitos dos hormônios de crescimento e tireoidianos são mais evidentes.

3- Fase puberal: a criança entra na em uma nova fase de aceleração do crescimento e posterior desaceleração, finalizando com o término do processo de crescimento. Esse período de aumento da velocidade de crescimento está ligada ao aumento da secreção de esteroides sexuais e de hormônio de crescimento. As diferenças de ritmo de crescimento entre meninos e meninas começa a aparecer, variando entre 8 a 14cm/ano. Em média, o estirão da menina é mais precoce (10 a 15 anos de idade) do que no menino (12 a 17anos). O crescimento se encerra com a fusão das epísifes, o que ocorre mais precocemente nas meninas, por terem iniciado o processo puberal mais cedo. A partir do momento que se inicia o estirão do crescimento, as crianças irão crescer por 2 a 3 anos, depois inicia a desaceleração do crescimento. Deste modo, se a menina iniciou o estirão aos 11anos de idade, geralmente desacelera aos 13-14anos, quando ocorre a menarca ( primeira mesntruação). Quanto aos meninos, eles demoram mais para fechar as epífises, com maior pico de velocidade de crescimento, sendo que acabam crescendo 13cm a mais que as meninas.

O gráfico abaixo reflete o comportamento da velocidade de crescimento desde o nascimento até o final da puberdade.

velocidade de crescimento

Deixe um comentário