
Ao contrário a baixa estatura, a alta estatura não é o dia-a-dia do endocrinologista pediátrico, apesar, de estatisticamente falando, tem a mesma frequência que na população geral. Na população em geral, o fato da criança ser alta, indica boa saúde, bem-estar social e qualidades positivas.
A alta estatura é definida como altura acima de dois desvios-padrão da média para a idade e sexo. Em torno de 50 a 90% a alta estatura é devido a fatores genéticos (pais altos); mas também pode ter causa patológica. Podendo classificada como primária, secundária ou idiopática.
Nas causas primárias, ocorrem defeitos intrínsecos nos ossos ou no tecido conjuntivo; muitas vezes de origem genética, podendo estar associado a anomalias cromossômicas, desordens monogênicas ou síndromes de causa desconhecida. Geralmente, a alta estatura já tem origem pré-natal, caracterizando-se por crescimento desproporcional e presença de dismorfismos. Exemplos: síndrome de Klinefelter, X Frágil, Beckwith-Wiedemann, Weaver, Sotos, Marfan.
As causas secundárias são, em geral de origem hormonal, ocorridas por mudança da velocidade de crescimento (puberdade precoce, hipertireoidismo, gigantismo).
Crianças que estão acima do canal de crescimento familiar, velocidade de crescimento acima do esperado ou que apresentem dismorfias, devem ser avaliadas para excluir doença de base. Pois o diagnóstico etiológico precoce é importante devido a possibilidade de terapias hormonais e ortopédicas.
Categorias:ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA

Eu tenho 10 anos e era pra mim ter 1,40 por aí mas qnd fui ver minha altura eu estava com 1,54.
Meu pai é alto. Sou menina
CurtirCurtir
Meu filho tem 15 anos! 2m06 já fiz todos exames! Idade óssea 17anos o que posso fazer
CurtirCurtir
Marcieli, como o seu filho tem idade óssea de 17anos, significa que ele não terá mais crescimento pela frente, pois a cartilagem de crescimento dos ossos longos já foram “consumidas” para fazer os osso alongarem. Quanto a causa, deve ser feito individualmente, através de uma anamnese e exame físico cuidadoso.
CurtirCurtir
Dr. Estou muito preocupada meu filho tem 13 anos e 1,95m, fiz o exame de ultrassom da idade óssea e ele tem a idade de 14 anos, ele reclama de dor nas costas, o que eu posso fazer? Sou da capital SP, consegue me indicar algum médico especialista aqui?
CurtirCurtir
Liz, boa tarde! recomendo a Dra Louise Cominato, endocrinologista pediárica, o contato dela é (11)98430-9660.
CurtirCurtir
Dra Minha filha tem 12 anos, 1,80 está passando por grande constrangimento na escola devido a sua altura, indicaria alguma médica em Brasília especialista?! Estou muito preocupada.
CurtirCurtir
boa tarde, Fernanda! em Brasília tem vários endocrinos pediatras. Recomendo a Dra Karla Karoline, telefone (61) 3797- 5969. Espero que eu tenha sido útil para você. Forte abraço
CurtirCurtir